quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

“Mansão de irmã de Maluf é roubada”







Recentemente, foi divulgada esta notícia em todos os meios de comunicação dando conta que no dia 15 de dezembro de 2016 a mansão da irmã do Deputado Paulo Maluf, Tereza Maluf, foi roubada por um grupo de marginais fortemente armados em uma área nobre de São Paulo. Eles fugiram em três carros e uma moto após fazerem oito pessoas reféns.

Durante a ação criminosa os delinquentes levaram joias e objetos pessoais, mas o que chamou a minha atenção foi o fato de  terem levado o DVR (equipamento que grava as imagens do sistema de segurança). Este procedimento está sendo recorrente por parte das quadrilhas com o intuito de dificultar as investigações, pois as imagens tornaram-se uma das principais ferramentas para a elucidação das ações criminosas em todo o país.

Como observador e critico dos sistemas de segurança tenho que ressaltar que uma casa de alto padrão deveria ter uma estrutura profissional de segurança eletrônica com equipamentos de gravação de imagens de alta qualidade.

Hoje já é possível o armazenamento das imagens em nuvem, ou seja, o equipamento grava as imagens no local e também externamente através do uso da internet. Já temos empresas no Brasil que oferecem esta solução com preços razoáveis e as imagens são replicadas em servidores em quatro continentes o que impede que sejam subtraídas ou danificadas por qualquer pessoa.

Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, encontramos facilmente imóveis avaliados em mais de um milhão de reais e que logicamente os seus ocupantes tem um bom poder aquisitivo e podem  tornar alvos de ações criminosas desta natureza. Ai vem a pergunta, como estão estruturados os sistemas de segurança destes imóveis? Será que se o fato corresse aqui o resultado seria diferente?

Temos sempre que levar em conta que a legislação do nosso país incentiva a ação criminosa e que temos que tomar todas as providências para não nos tornarmos a próxima vítima. Muitas vezes investimos em imóveis, carros, joias e negligenciamos com a segurança da nossa família.


AGNALDO LIMA DE BARROS,  CEL QOR PMMG
Especialista em Segurança Pública
Especialista em Segurança Eletrônica
Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário