sexta-feira, 23 de outubro de 2015

COMO FUNCIONA UM SISTEMA DE ALARME RESIDENCIAL OU PREDIAL


Alarmes são equipamentos eletrônicos frequentemente instalados em lojas e residências com o objetivos de avisar em caso de invasão e afugentar os intrusos.

A central é o cérebro de todo o sistema de alarme, recebem as informações dos sensores e disparam a sirene em caso de violação. Podem acionar também luzes e discar para números de telefones, previamente configurados avisando da invasão.

Os  sensores são os equipamentos que detectam a invasão e emitem o sinal avisando a central. Os mais comuns são os sensores de abertura que são instalados em portas e janelas e os sensores de presença que detectam  a movimentação no ambiente.

Um bom sistema de alarme conta com uma bateria que garante o funcionamento de todo o sistema, mesmo na ausência de energia elétrica. Outra providencia importante é a colocação de duas sirenes (uma voltada para dentro com o objetivo de desorientar e espantar o intruso e a outra voltada para a parte externa  com o objetivo de avisar a população que algo de errado está acontecendo no local).

Um recurso pouco usado pelos instaladores é a configuração da função pânico. Este recurso permite que em caso de invasão as vítimas conseguem,  mediante o acionamento de um botão do controle remoto, acionar a discadora do alarme, sem acionar a sirene, e ela disca para os números, previamente configurados, avisando que algo de errado está acontecendo. Aconselhamos que os controles fiquem escondidos em banheiros e quartos, locais onde costumeiramente os marginais deixam as pessoas confinadas.

Um sistema de alarme bem planejado, potencializa a segurança do local e também agrega valor ao seu patrimônio na hora de vender. Atualmente as pessoas que querem comprar um imóvel dão preferência para aqueles com sistema de segurança, pois sabem que trata-se de um imóvel moderno e seguro.

Um sistema de alarme também leva a uma redução, dependendo da companhia de seguros, de 5% a 15% no seguro do imóvel.

Agora que você já sabe como funciona o sistema de alarme, que tal instalar um em sua casa ou comércio? Entre em contato com um consultor da RASTRÔNICA.


AGNALDO LIMA DE BARROS,  CEL QOR PMMG
Especialista em Segurança Pública
Especialista em Segurança Eletrônica
Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário