sexta-feira, 23 de outubro de 2015

VISÃO SIMPLIFICADA DA EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS

Na atualidade os sistemas de monitoramento por câmeras ou circuito fechado de TV (CFTV), estão cada vez mais presentes no dia a dia da população. Tais equipamentos são essenciais nos mais básicos sistemas de segurança em qualquer empresa ou mesmo em residências e sua popularização ocorre em razão do sentimento de insegurança que aflige as populações das grandes cidades e da redução progressiva de preços em virtude do aumento da demanda.

Antigamente só encontrávamos no mercado sistemas analógicos com câmeras de 380, 420 e 480 linhas o que representava uma imagem de péssima qualidade e que dificultava o reconhecimento dos agentes de delitos. Hoje, com o avanço progressivo da tecnologia e com a redução de preços encontramos sistemas analógicos com uma qualidade muito maior e sistemas IPs com preços acessíveis.

Mas, afinal de contas, o que é um sistema IP e qual a diferença em relação ao analógico?

O sistema IP é baseado em protocolo de internet (Internet Protocol),  ou seja, usa sistema de protocolo de rede utilizado pelos computadores para se comunicar. Cada câmera ou servidor tem seu endereço IP e é desta forma que é identificado na rede.

No sistema analógico, as imagens são captadas, de forma analógica, são transmitidas via cabo até um aparelho, conhecido como DVR ou Stand Alone, que converte este sinal para digital. O sinal perde qualidade no transporte e na conversão.

No sistema IP, as imagens são capturas e transportadas de forma digital. Cada câmera funciona como um Stand Alone digitalizando as imagens que são enviadas por cabos de chegam com excelente qualidade até o equipamento responsável pela gravação.

Comparando os dois sistemas seria como tirar uma foto com uma câmera digital e digitalizar uma foto impressa. Nunca teremos a mesma qualidade ou resolução de imagem. O CFTV IP nos agrega uma qualidade de imagem muito superior, sem interferências  ou perdas de qualidade na transmissão.

As câmeras analógicas são medidas em linhas com o limite de 960 enquanto as IPs são medidas em MP (mega pixel) e as mais acessíveis são de 1MP que corresponde a resolução HD e a de 2MP que seria a Full HD.

Quando for planejar o sistema de segurança de sua casa ou estabelecimento, avalie a possibilidade de instalação do sistema IP que em muitos casos o preço fica próximo do sistema analógico e o resultado final é muito superior.


AGNALDO LIMA DE BARROS,  CEL QOR PMMG
Especialista em Segurança Pública
Especialista em Segurança Eletrônica
Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA





Nenhum comentário:

Postar um comentário