sexta-feira, 23 de outubro de 2015

“Segurança eletrônica é coisa para rico”


Durante nossas visitas técnicas um comerciante da região Oeste argumentou que achava que ” segurança eletrônica é coisa para rico”,alegou que os custos são altos e que para ele que tem um pequeno comercio ficaria  difícil para pagar . Assim como este comerciante outros proprietários de estabelecimentos comerciais precisam mudar de paradigma. Será que segurança eletrônica é apenas para rico?  Já fez algum orçamento com alguma empresa de segurança eletrônica? E seu patrimônio ficará desprotegido? E a sua segurança e de seus funcionários como ficará? E seus clientes se sentem seguros ao entrar na sua loja?
Há alguns anos, realmente os equipamentos eram caros e exigia um conhecimento muito grande para operá-los, atualmente isto tem mudado, os preços são mais acessíveis e os equipamentos de simples operação atendendo a demanda do mercado.

Os custos de uma instalação variam de acordo com a quantidade e qualidade de equipamentos necessários e cabe ao profissional capacitado fazer o planejamento levando em consideração a tecnologia disponível e o seu conhecimento em relação à maneira de atuação dos marginais.

Sendo em residências ou áreas comerciais todos tem direito a segurança por parte do Estado e também devem adotar algumas medidas para diminuir a vulnerabilidade do seu patrimônio. A escolha do equipamento pode variar de acordo com o tamanho da residência; um apartamento numa área considerada “mais simples“ tem que ter uma avaliação diferente de uma casa localizada numa área “nobre”, no 1º caso, quando há invasões geralmente é para furtos (eletrodomésticos, celulares, roupas...) , no 2º caso , existe maior probabilidade de invasão a mão armada para sequestro de parentes ou para viabilizar saques ilegais de recursos de empresa. Em relação aos estabelecimentos comerciais, um bar ou restaurante, na maioria das vezes, tem um risco menor que uma casa lotérica ou um banco.
Em todos os casos a perda é significativa para a vítima, justificando um investimento em segurança eletrônica.
Um pequeno apartamento, casa ou estabelecimento comercial de pequeno porte podem ser perfeitamente protegidos por uma central de alarme com um sensor de porta o que vai custar aproximadamente no mercado R$360,00, enquanto que uma casa  ou estabelecimento comercial de grande porte exigirá um investimento mais significativo.
 Quanto ao monitoramento por câmeras, em alguns casos é possível o acompanhamento apenas utilizando uma câmera estrategicamente colocada e um gravador de imagem(DVR), num valor de mercado de aproximadamente, R$1.200,00 usando equipamento de boa qualidade e contratando uma empresa séria do ramo de Segurança Eletrônica.
Diante disto lembre-se que segurança eletrônica é para todos, sendo importante a realização de uma avaliação criteriosa por um profissional que saiba dimensionar o risco e adequar os equipamentos a sua realidade financeira.


AGNALDO LIMA DE BARROS,  CEL QOR PMMG
Especialista em Segurança Pública
Especialista em Segurança Eletrônica
Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA
contato@rastronica.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário