sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Segurança em apartamentos


Você já parou para pensar até que ponto os apartamentos são realmente seguros?
Algumas pessoas fazem a opção por este tipo de moradia atraídos pela “pseudo segurança”. Elas acreditam que o compartilhamento das áreas comuns ajuda na proteção dos moradores.
Não encontramos nenhum trabalho cientifico que demonstre de maneira clara e inequívoca qual o tipo de habitação é mais segura, a casa ou o apartamento.
Acompanhando os noticiários podemos constatar que os apartamentos não são tão seguros como imaginávamos e podemos detectar algumas formas de abordagens que tem acontecido neste tipo de habitação.
Uma forma utilizada pelos meliantes para adentrar nos prédios é tocando o interfone até que seja atendido por um dos moradores ou funcionários e se identifica como um prestador de serviço ou até mesmo se passando por morador. Dentro do prédio ele identifica os apartamentos vazios e arromba a porta e promove a “limpa”.
Outra forma utilizada é o arrombamento da portaria e depois dos apartamentos.
Com incidência menor temos os casos em que os marginais pulam os muros e depois fazem os arrombamentos.
É muito comum a ocorrência de arrombamento em mais de um apartamento no mesmo prédio. Aproveitando que venceu a parte mais arriscada que é entrar no prédio, os marginais aproveitam a oportunidade e arrombam o máximo de unidades possíveis.
Então como eu posso dificultar a ação dos bandidos e melhorar a segurança do meu apartamento? A maioria das invasões ocorre pelo arrombamento das portas o que pode ser dificultada através do reforço com trancas ou até mesmo a substituição da mesma por outra de madeira maciça. Existe a opção da porta blindada, mas que torna-se inviável devido ao alto custo.
Na prevenção, com utilização dos recursos de segurança eletrônica, indicamos a instalação de uma central de alarme com sensores de abertura sem fio nas portas e um sensor infravermelho que detecta movimento dentro do local. No sistema de alarme é indispensável a instalação de bateria para garantir que o equipamento continue funcionando mesmo se ocorrer o corte da energia elétrica. Outro ponto importante é a instalação de uma sirene bem potente para chamar a atenção dos vizinhos e afugentar os bandidos, se possível duas uma com o som direcionado para dentro do apartamento e a outra voltada para a rua. Outro recurso importante é a existência de discadora no equipamento, que permite que a central ligue para os números previamente determinados, avisando que o alarme está disparado.
Com a evolução dos equipamentos de segurança eletrônica os sistemas de alarme ficaram mais confiáveis diminuindo o índice de disparos falsos e mesmo que ocorra o morador tem como desarmar e rearmar o sistema à distância pelo telefone ou pela internet, dependendo do modelo da central.
Um grande dilema na hora de instalar o sistema de alarme é a questão estética. O seu apartamento está todo montado e decorado o que inviabiliza passar fios para ligar os sensores. A boa notícia é que já existem no mercado equipamentos de excelente qualidade que podem ser ligados praticamente sem fios, usando apenas fios para alimentação e sirene.
Outra grande preocupação é com o custo. Hoje é possível fazer a instalação de um bom sistema de alarme para apartamento com um investimento inferior a 500,00 reais que pode ser pago de forma parcelada sendo que, na maioria das invasões, os prejuízos passam de 2.000,00 reais, portanto, prevenir é melhor que remediar.

AGNALDO LIMA DE BARROS,  CEL QOR PMMG
Especialista em Segurança Pública
Especialista em Segurança Eletrônica
Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA



Nenhum comentário:

Postar um comentário